Na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o biólogo tem um papel fundamental, pois o objetivo da Secretaria é de proteger o meio ambiente e os recursos naturais, de forma a evitar o seu esgotamento e manter o equilíbrio ecológico, e também garantir qualidade de vida saudável a todos os cidadãos.
ATRIBUIÇÕES
Daniely da Cunha Oliveira Sant´Anna é coordenadora de Recursos Hídricos há um ano na Sedam. Tem a atribuição de gerir o uso das águas subterrâneas e superficiais sob responsabilidade do Estado, coordena o Laboratório de Análises de Ambientais, o cadastramento das barragens de usos múltiplos da água, acompanha eventos críticos de seca e cheia dos rios rondonienses feito pela Sala de Situação e ainda acompanha a execução do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, política recentemente publicada, demonstrando claramente a pluralidade de funções deste profissional desde as mais técnicas até as de gestão.
A coordenadora ressalta a importância e destacar o excelente trabalho dos estagiários em Biologia, futuros técnicos e usuários dos serviços da Sedam.
“O biólogo é um profissional multifacetado, por isso boa parte das coordenadorias da Sedam demonstram interesse em tê-lo em seu quadro de servidores, visto a possibilidade ser utilizado das mais variadas formas e devido seus excelentes graus de instrução, já que são profissionais pós-graduados, mestres e até doutores”, destacou a coordenadora.
A técnica da Sedam Janeide Paiva é bióloga, comenta que quando alguém decide fazer faculdade de biologia, um “mundo de possibilidades” de atuação profissional se abre a sua frente.
Na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, o profissional de biologia pode desempenhar funções desde analistas de processos de outorga de uso da água, de licenciamento ambiental e cadastro ambiental rural, assessoramento aos coordenadores e ao próprio secretário, bem como desenvolvem pesquisas acerca da biodiversidade junto às unidades de conservação estaduais.
Nos municípios, a presença desse profissional é constante no desenvolvimento de atividades como: vistorias técnicas, no apoio a operações de fiscalização e monitoramento, no combate aos crimes ambientais, na educação ambiental, dentre outras ações.